Categorias: Notícias

Assistente Virtual – Chrome como parte da assistente Google.

0.0
00

Com as novidades de assistente virtual presente na maioria dos celulares modernos parece que o Google agora vai implementar seu assistente virtual através do Google Chrome.

Integrar o Google Chrome as pesquisas do site, é de fato uma meta antiga.

Que a Google está sempre a frente de qualquer um relacionado a pesquisa, isso todos já sabemos.

Assistente virtual direto na barra do Google Chrome:

Assistente Virtual com Pesquisas Orgânicas

Quando tudo começou?

Os primeiros passos com interação com humanos começou, quando o Google de fato adicionou a capacidade de pesquisas por voz, entre 2009 e 2010.

O Google Chrome inseriu uma nova tag Speech Input para capturar voz e converter em textos.

<input type="text" x-webkit-speech>

Essa nova marcação no HTML permitia a exploração diretas com a voz usuário permitindo, em um nível básico, aplicativos e web sites a utilizarem uma potente API para conversão de voz em texto.

E o primeiro passo do Google foi utilizar essa nova tag do HTML5 em seu principal sistema de informação, as Pesquisas do Google.

Acesso pesquisas por voz com o HTML5 Speech Input

A novidade chamada Assistentes Virtuais

Outro fato que está em nossa história moderna, é o novo estado de arte chamado Inteligência Artificial fortemente agora explorado com técnicas de Machine Learning e Big Data.

Essas tecnologias estão permitindo a empresas um mix-in completo de dados estruturados e acumulo de experiências para que aplicativos possam interagir automaticamente com humanos através de interfaces digitais.

Assistente Virtual Magazine Luiza

Dados Estruturados e o Google Chrome

Os dados estruturados são parte de uma formato de desenvolvimento aberto que começou a mais de 10 anos atrás.

Através de tecnologias abertas com HTML e Javascript, os desenvolvedores de páginas da web e aplicativos poderiam começar a estruturar os dados.

Permitindo assim que os aplicativos de terceiros possam interagir abertamente com estes dados.

JSON-LD atualmente meio mais moderno de disponibilização de Dados Estruturados

Todas essas tecnologias juntas agora estão permitindo não só ao Google, mas diversas empresas da área de TI a interagir com dados estruturados.

Responder a dúvidas das pessoas em um formato de assistente. Onde é possível interagir com voz e ter informações reais de diversas fontes de dados.

Assistente Virtual interagindo com informações estruturadas

O assistente virtual do Google funciona exclusivamente no Android e no Iphone.

A grande novidade agora é que estão trabalhando para também estar presente na barra de pesquisa do navegador web Google Chrome, chamada Omnibox.

Esta é outra tecnologia que o Google criou para interagir com os dados estruturados das páginas da web.

chrome omnibox conceito e uso

Descubra como o Assistente Virtual do Google pode te ajudar

Se você quer explorar mais como o Assistente do Google pode te ajudar atualmente, acesse o link https://assistant.google.com/explore?hl=pt_br 

Muito importante é colocar ?hl=pt_br como parâmetro na sua URL, pois ele define o idioma que seu assistente irá se comunicar com você, incluindo os comandos enviados a ele.

interface de aplicação do assistente do google

O Futuro está chegando!

Espero que tenham gostado de saber dessa novidade e tenham aprendido algo de como assistentes virtuais sem dúvidas vão ajudar no dia a dia.

Filme – Devolta Para o Futuro


Os assistentes virtuais estão transferindo para outros dispositivos como carros, relógios e celulares a possibilidade de acesso a internet e a sistema de informação.

De olho nessa oportunidade as grandes empresas vem apostando em Assistente Virtuais e tecnologias que possam permitir a interação entre humano-computador.

Obrigado pela leitura e até a próxima!

Gostaria também de saber o que você leitor está achando sobre essa evolução dos Assistentes Virtuais, deixe no comentário a sua opinião.

Tadeu Luis Pires Gaudio

Formado em Ciências da Computação, especializado em Desenvolvimento de Sites nos Padrões da Web e Analista de Marketing Digital, hoje atuo como um Maestro do Marketing Digital na startup TadTarget - Big Data & Marketing, após muitos anos desenvolvendo soluções tecnologicas de marketing digital para grandes empresas, resolvi levar mais informação para quem vive como buscando crescimento para empresas pela internet.

Publicações Recentes

5 principais estratégias para a nutrição de leads

Conquistar clientes não é uma tarefa fácil para qualquer tipo de negócio, e nutrir leads pode parecer mais difícil ainda.

3 anos atrás

Como definir o posicionamento da marca de sua empresa

Definir o posicionamento de uma empresa permite que ela possa tomar atitudes para melhorar qualquer ponto quando desejar desenvolver seu…

3 anos atrás

Segmentação de mercado – Como definir para o seu negócio

Em um mercado cada vez mais competitivo, os empreendedores que desejam se aventurar no ramo dos negócios, precisam ter muito…

3 anos atrás

7 passos para atrair leads para o seu negócio digital

Quando falamos de negócios digitais, há um funil de negócios, esse funil é caracterizado pelas informações de visitantes, leads, oportunidades…

3 anos atrás

Facebook Remove Restrição de texto em anúncios com imagem.

Facebook remove restrição, antes aplicada a anúncios, quanto ao excesso de 20% de texto dentro dos anúncios na rede social…

3 anos atrás

4 técnicas para contornar objeções

pessoas em pé discutindo técnicas para controlar a objeção Muitas das vezes, ao entrar em contato com um potencial cliente…

4 anos atrás