Do topo ao fundo do funil: entenda tudo sobre captura de leads

É muito importante saber criar estratégias e conteúdos de captura de leads que consigam atrair contatos. A partir de noções de gestão desses leads você conseguirá transformar um simples visitante em um cliente.

O termo captura de leads é muito popular entre os especialistas em marketing digital. Tal termo aparece vez ou outra tentando nos lembrar da importância de se gerar novos contatos.

Logo, se você tem um site, os seus visitantes são clientes em potencial.

Pense na imagem de um funil: com topo, meio e fundo.

Também, pense formas de fazer este visitante passar por este funil. Ele deve chegar na aquisição do seu produto ou serviço.

Falamos um pouco de Estratégias de Marketing Digital para Aquisição em:

Primeiro é necessário capturar o seu lead.

Captura de leads? O que seria isso?

O lead é alguém que passou pela sua página.

E deixou dados como nome, e-mail, telefone para que você possa entrar em contato.

Lead capturado? Agora, utilizando-se de ferramentas de análise métrica, é possível calcular o nível de engajamento daquele seu contato.

Lembre-se que ele ainda não é seu cliente. Para tanto, ainda existe algumas etapas que devemos seguir no sentido de converter realmente aquele lead.

Ou seja, é imprescindível salientar que o lead não é o seu consumidor, este é apenas um potencial ainda.

Daí a importância de se calcular o engajamento desses possíveis clientes. Isso permite a sua empresa ou startup compreender em que momento do funil de vendas ele se encontra.

Estimule esse engajamento! Utilizando de alguns instrumentos que podem ser: pop up com intenção de saída que criem formulários no seu website. Ou assinaturas de newsletter de sua empresa.

Pense que estes usuários que preencherão seus formulários estão ali aceitando receber materiais de oferta em geral.

Como gerenciar Leads?

Um trabalho bem organizado desde o topo do funil de vendas (ou conversão) irá consequentemente atrair e converter muitos leads. Mas a partir daí sua empresa pode acabar caindo numa legítima questão:

O que fazer com esses leads?

É comum verificar que muitas empresas conseguem atrair muitos contatos. Porém, acabam não transformando estes em clientes por falta de gestão.

As vezes não é possível dentro da realidade daquela empresa, colocar o time comercial em contato com todos. Por isso, muitos acabam caindo em erros como enviar muitos e-mails com ofertas de produtos e serviços.

Atenção!

Isso deve ser evitado, pois seus leads podem passar a enxergar seu negócio como um mero disparador de spam. E assim você acaba queimando um canal que poderia lhe render vendas.

Temos que nos atentar para fatos apontados em pesquisas de especialistas em marketing que registram que pelo menos 73% dos leads não estão prontos para efetuar compras.

captura de leads

Então, é preciso gestar esses leads! Nutri-los, qualificá-los, fazer com que se engajem. Trocando em miúdos, é necessários empurrá-los funil abaixo.

Da captura de leads aos clientes

Apenas gerar leads não vai ser suficiente para gerar clientes, e sua meta é vender.

O trabalho aqui requer atenção. Para que esses leads cheguem para a sua equipe comercial já dentro de um perfil antes estipulado. Este que é o seu público.

Personagem

Existem várias ferramenta para criação de personas que podem auxiliar nessa empreitada. As personas são caricaturas, representações dos clientes, no plano ideal.

A criação de personas servirá como guia. Através dela, a criação de conteúdo se tornará realmente capaz de gerar engajamento nos leads.

Gerar engajamento

Crie personas para orientar esse processo. A partir dai, pense em conteúdos personalizados que sejam realmente capazes de gerar algum engajamento nos seus leads. Bons conteúdos que vão ajudar a fazer com que eles se aprofundem no seu afunilamento para as vendas.

Lembre-se de que criar personas é um trabalho diferente de definir o público-alvo do seu negócio.

Óbvio que existe consonância entre o público-alvo estipulado e as personas que você vai criar. Pense que o público-alvo traz noções mais demográficas para dar uma orientação mais generalizada das pessoas que você vai atrair.

Neste sentido, o público-alvo tem a ver com as localidades que você trabalha, com gênero, com idade. Já as personas serão criadas a partir de um exercício mais abstrato: você deverá pensar pessoas ideais que comprarão seu serviço ou produto.

Portanto, um público-alvo pode ser pensado assim: Homens, entre 24 e 35 anos, residem em São Paulo. Já uma persona, dentro dessa lógica, seria: João, 33 anos, paulista, gosta de esportes, compra carros esportivos.

Importante: Nunca deixe de lado a estratégia do funil de vendas!

Por que e como nutrir leads?

Nutrir leads é uma tática importante para a conversão.

Independente da forma como você conseguiu atrair esses contatos, é importante conhecer melhor esses leads. Ou ainda, analisá-los em paralelo às suas taxas de conversão.

Outro passo é a segmentação desses leads. Utilizar uma ferramenta de autoresposta neste caso é o ideal, um exemplo é a plataforma Tadtarget .

captura de leads

Ainda é necessário criar um programa educacional para esses leads. Envie materiais de conteúdo educativo sobre seu serviço ou produto. Evite sair enchendo a caixas de e-mail de ofertas e promoções. Não seja abusivo na sua comunicação.

Um último momento desse processo de nutrir leads é trabalhar no convencimento. A melhor forma de fazê-lo é mostrando que você tem autoridade na área em que escolheu para atuar.

Não adianta ter bons textos no seu e-mail marketing se estes direcionam para sua página e esta se encontra desorganizada. Ou ainda, com conteúdos que não são condizentes com sua própria estratégia.

Construir essa confiança e autoridade nos seus conteúdos é um trabalho contínuo. Tal tarefa não deve e nem vai ser feita da noite para o dia.

Existem algumas dicas que podem ser úteis para orientar todo esse processo:

  1. Utilize e trabalhe em cima de palavras-chave de cauda longa
  2. Escolha bons títulos, de preferência que contenham essas palavras-chave
  3. Seja persuasivo na sua escrita
  4. Backlinks ( inbound links)

Automatize tudo! Automação e captura de leads

captura de leads

A automação de marketing digital é uma noção que supera ações automáticas simples (como a programação de postagens).

Se trata pois de compreender quem são as pessoas que interagem com sua página. Para então atender suas demandas de forma personalizada e escalável.

É necessário ter tato para entender em que momento da compra está o seu lead. Assim, de maneira automatizada, ele receberá todos os conteúdos de que precisa para efetuar sua venda.

A nutrição de leads feita de forma automática ajuda a preparar esses leads para o momento da compra. Como é sabido, leads que estão melhor preparados geram tickets maiores. A automação de marketing, nesse caso, vem pra garantir que cada lead vai receber o conteúdo adequado.  

Um lead que recebeu informações substanciais sobre seus produtos se tornará um bom cliente. O bom cliente é aquele que mantém uma relação com sua empresa.

Consequentemente este novo cliente terá maior sucesso também com o seu produto. É muito importante ter um programa educacional para cumprir com este quesito.

Se você já está percebendo que seu lead está próximo da etapa da compra, você tem um lead qualificado

E o que é um lead qualificado?

Vamos definir de forma simples. É aquele que já está nutrido e pode ser passado para o momento da aquisição do seu produto ou serviço.

Estamos chegando no fundo do funil?

Sim.

Alinhamento do marketing com as vendas

É imprescindível para o seu negócio que suas estratégias de marketing digital estejam alinhadas com as vendas. Um descuido aqui pode causar um belo vazamento no seu funil.

As estratégias de marketing da sua empresa ou startup devem confluir com o setor comercial. Caso contrário, você estará desperdiçando oportunidades e perdendo dinheiro.

Você corre o risco de gestionar mal seu negócio. E não colocar essas áreas da sua empresa para trabalharem juntas. Inclusive, você pode ter impactos que recairão sobre a produtividade dos seus funcionários, receita e lucratividade.

Marketing Digital e Vendas

Marketing e vendas tem que falar a mesma língua. Logo, ao utilizar termos como lead qualificado, as duas áreas devem entender do que se trata. O setor de vendas tem que entender que este é um contato pronto para ser passado para as vendas.

Quando se vê definir em conjunto o que seria um lead qualificado, ai se tem bons resultados.

Utilize-se de acordos entre as áreas para possibilitar a criação conjunta de um plano de ação.

Automação de Marketing

Mencionamos importância da automação do marketing.

Ainda reforçamos a ideia desse tipo de técnica em auxiliar e tornar mais limpo o trabalho de qualificação desses leads.

A automação orienta as vendas no sentido de pontuar, classificar esses leads e também notificá-los.

Deve-se também se preocupar com formas de integrar as tecnologias utilizadas entre as duas áreas.

Essa integração irá possibilitar de forma objetiva que sejam criados relatórios que demonstrem os resultados de um todo. Ou melhor, a integração também desses resultados.

Atenção!

O resultado do processo de alinhamento entre marketing e vendas não é algo que se faça uma vez. É um processo contínuo, que deve ser avaliado e reavaliado com alguma periodicidade.

Como o comportamento dos clientes é algo mutável, isso impacta na realidade das empresas. Ainda altera a forma de se pensar estratégias para atrair e converter novos clientes.

Além do mais, existem também mudanças nas organizações, que, por sua vez, acompanham ou criam novas tendências para o mercado.

É necessário avaliar, ver onde sua empresa está e adaptar-se às novidades!

Resultados

Existem trabalhos interessantes nesse sentido em startups como a TadTargetBig Data e Marketing. Por serem mais enxutas, as startups conseguem, muitas vezes, unir esses esforço e não desperdiçar suas vendas.

Conheça a nova plataforma TadTarget

A TadTarget fica feliz em anunciar sua reestruturação!

Uma nova plataforma foi pensada e produzida para você que está preocupado em conseguir ampliar seus negócios. Precisa de um trabalho estratégico de marketing digital?

A TadTarget é uma empresa especializada em estruturação e criação de estratégias de marketing digital para vendas online e offline.

Nós aumentamos as conversões de nossos clientes por meio da análise da empresa. E quando o assunto é conversão, sabemos que essa é uma das maiores dores dos nossos clientes.

Unimos isso aos resultado de análises do comportamento do consumidor em seu negócio.

Nossos esforços nessa repaginação da startup: a nova cara do nosso site (com design e usabilidade adequados).

Somos uma empresa especializada em Marketing Digital de resultados!

Por meio de uma metodologia própria e serviços de consultoria complementares, ajudamos nossos clientes a gerar mais resultados em tráfego.

Também com a captura de leads, aumentar as vendas para seus negócios, além de construir um sólido ativo de Marketing Digital.

Nosso plano de estruturação do marketing digital de resultados identifica pontos falhos e pontos positivos no seu negócio. Através destas informações, sugerimos ações a serem tomadas para resolver tais indicadores.

Nossos profissionais irão metrificar e apresentar os reais resultados das campanhas. E ainda mostrar ações executadas realmente estão trazendo para seu negócio.

Nossa consultoria identifica seu público-alvo. Para assim sugerir os melhores canais na internet para levar a propaganda do seu produto ou serviço.

Se você não conhece a TadTarget ainda, corre para o nosso site. Faça o teste da nossa ferramenta de captura de leads – o plano bronze é grátis!

Adquira a Pop up TadTarget com intenção de saída para captura de leads. Essa pode ser a novidade que faltava para sua página conseguir seus novos contatos.

Veja nosso vídeo tutorial para instalação da Tag de Pop Up:

Personalização da Captura de Leads

Atualmente de modo que seja possível criar Pop Ups personalizados para cada ocasião e aumentar o seu número de clientes. Você pode criar uma experiência de captura de pessoas interessadas no seu conteúdo.

No intuito de auxiliar o seu website a atingir os objetivos de sua loja virtual e aplicativos, nossa ferramenta permite:

  • Tecnologia que detecta intenção de saída do visitante (exit intent)
  • Nutrição de listas de contatos
  • Segmentação personalizada
  • Gerenciamento de Listas de E-mail
  • Integração via API: Mailchimp, ERP, CRM, Google Analytics

Você está pensando em aprofundar seu trabalho em automação de marketing? Percebe a necessidade de qualificar melhor seus leads?

Com nosso plano diamante – apenas R$9 ao mês – você pode aprimorar sua ferramenta com a segmentação personalizada.

Da maneira que a personalização do seu Pop Up, colabora no trabalho de qualificação dos leads.

Além da segmentação personalizada, com o plano diamante você terá acesso à análises, teste A/B e ao suporte do serviço.


Adquira nossos serviços e conquiste novos clientes, acesse nossa plataforma e comece já.

Summary
O que é captura de leads?
Article Name
O que é captura de leads?
Description
O que são Leads? O que é Captura de Leads? Continue lendo para saber mais sobre essa estratégia de marketing digital e conquiste clientes.
Author
Publisher Name
TadTarget - Big Data & Marketing
Publisher Logo

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.