Em um mercado cada vez mais competitivo, os empreendedores que desejam se aventurar no ramo dos negócios, precisam ter muito bem definido, em primeiro lugar, o ramo no qual desejam atuar.

Para isso, definir a segmentação do negócio é indispensável e permite entender melhor as necessidades do público-alvo de seu nicho de mercado.

Neste texto, iremos falar um pouco sobre o que é o segmento de mercado e como fazer para defini-lo adequadamente. Fique conosco e acompanhe.

O que é segmentação de mercado?

A segmentação de mercado tem como objetivo definir uma estratégia voltada especificamente para o público-alvo de uma empresa.

público-alvo separado em mercados
Segmentação do Mercado

Uma empresa de vidros para ônibus, por exemplo, tem seu público muito bem definido. Voltado para o setor de transporte, mais especificamente um tipo de veículo, o ônibus.

Isso faz com que a empresa foque sua estratégia e seu atendimento em empresas deste nicho em específico. 

Se um empreendedor atua no mercado industrial com produtos elétricos, por exemplo, pode segmentar seus serviços para instalação elétrica industrial.

A partir daí, a empresa pode focar suas ações e anúncios para este tipo de público diretamente. Por exemplo, criando estratégias de captura de leads.

Em suma, as empresas que segmentam o seu negócio, conseguem definir mais facilmente suas estratégias de venda e consequentemente ter maiores chances de sucesso, pois se especializam em um segmento de mercado.

Como fazer a segmentação de mercado de seu negócio?

Agora que vimos o que é exatamente a segmentação de mercado, vamos falar sobre como fazer esta segmentação.

  • Segmentação geográfica: analisa o cliente de acordo com sua posição geográfica, ou seja, a região onde ele está localizado. É ideal para estabelecimentos físicos, pois ajuda a identificar consumidores próximos ao local;
  • Segmentação demográfica: analisa mais do que a localidade, avalia também a idade, sexo, grau de escolaridade, renda, entre outros;
  • Segmentação por perfil de consumo: analisa o volume de compra do público-alvo e quais meios esse público utiliza para fazer compras;
  • Segmentação por perfil psicológico: analisa o perfil de forma mais profunda, analisando seus anseios, hobbies, ideologias, entre outros fatores. Esses detalhes ajudam a focar as estratégias para atender clientes com determinado perfil;
  • Segmentação por canal de consumo: aqui é analisado qual o canal que o cliente utiliza para compra. Que pode ser, telefone, site, redes sociais, aplicativos, ou até mesmo, atendimento pessoal.

É importante mencionar, que a segmentação de mercado também pode ser aplicada para empresa B2B. Ou seja, empresas que atendem outras empresas como, por exemplo, companhias de destinação de resíduos.

Todas as formas apresentadas de definir a segmentação de um negócio, são capazes de captar informações valiosas para que uma empresa possa ter sucesso.

Atender seu público-alvo com excelência, otimizando suas estratégias para garantir a satisfação de seu cliente.

Agora que você sabe o que é definição de segmento de mercado e como fazê-lo, basta colocar em prática, não é mesmo?

Gostou do nosso texto? Então compartilhe com os amigos nas redes sociais e continue acompanhando nosso conteúdo.

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais em parceria com a TadTarget.



Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.