Esse artigo discute a possibilidade de fazer captura de leads via API a partir da integração de formulários no seu site.

Esse tipo de integração permite, por exemplo, que você mantenha as listas de contatos gerados no seu site.

As landing pages já são uma forma de atrair leads e se você tem um pop up para captura de leads nesta página, este é mais um passo para transformar leads em clientes.

Nesse conteúdo vamos orientar você que já apresenta uma estratégia de marketing digital a partir de um funil de vendas e gostaria de integrar seus formulários a nossa plataforma.

Antes de partirmos para uma passo a passo é necessário falar um pouco sobre o que são as chamadas de API.

Nossa intenção é que você compreenda o que são as APIs, como funcionam e qual sua relevância para o marketing digital.

APIs – O que são e Como funcionam

O nome API vem originalmente do inglês significando Application Program Interface, podemos traduzir para o português, assim sendo, Interfaces de Programas Aplicativos.

As APIs são protocolos da internet que fazem com que as diversas ferramentas que temos na internet, que estão na nuvem, possam trocar informações entre si.

Captura de leads via API

Assim, cria-se a possibilidade de integração entre ferramentas. Essa é uma maneira de utilizar o potencial de diferentes ferramentas em conjunto, permitindo que você alcance resultados mais próximos de suas demandas mais específicas.

Resumindo, você pode explorar diferentes ferramentas e unir as duas para alcançar determinado objetivo.

No nosso exemplo aqui:

Temos uma plataforma de marketing digital que permite aos nossos usuários criar janelas de pop up para captura de leads em suas lojas virtuais. 

Porém, o usuário x gostaria de trazer um outro comportamento ou um tipo de interação desse pop up diferente das opções que já disponibilizamos no nosso recurso.

Com uma chamada API, este usuário pode integrar um formulário já existente em seu Ecommerce com a Plataforma TadTarget.

Ou seja, essa é uma forma de explorar de maneira conjunta o potencial das duas ferramentas, a plataforma de marketing digital e a loja virtual.

Integrações e aprimoramento do marketing digital

Quanto à questão específica do marketing digital e a integração de ferramentas, tais integrações podem ser muito úteis para automatizar ações repetitivas.

Se você possui um Ecommerce e gostaria de aperfeiçoar sua estratégia para nutrir leads através da automação do marketing, as integrações via API são um belo caminho.

Você pode, por exemplo, integrar suas formas de pagamento com a ferramenta de automação de marketing que utiliza.

Ou ainda, integrar listas de contatos que você já tem em seu site com ferramentas de captura de leads ou de disparos automáticos de email marketing.

Você pode ainda alterar o status do seu lead para cliente no momento em que ele completa uma transação na sua ferramenta, pagando um plano por exemplo, ao integrar os meios de pagamento com a plataforma que utiliza.

Outra opção é a integração de formulários já existentes (nativos) no seu Ecommerce com a ferramenta de captura de leads. Também é possível criar novos formulários em landing pages.

Um exemplo:

Captura de leads via API - Integração de formulários no seu site

Na imagem acima temos um exemplo da criação de um formulário para uma landing page que desenvolvemos para capturar leads que se interessam pelos nossos serviços de marketing digital

As integrações via API podem também ser aproveitadas para unir seu software CRM com a ferramenta de automação de marketing que utiliza.

Falamos sobre isso em outro conteúdo aqui do Blog TadTarget.

Confira nosso conteúdo sobre Ferramentas para automação de Email Marketing para saber mais.

Captura de leads via API na Plataforma TadTarget

Agora tratando especificamente do tema de nossa postagem dessa semana, se você pretende integrar formulários com TadTarget via API. 

Basta fazer uma chamada tipo post para a URL ‘https://app.tadtarget.com/api/email‘ preenchendo os parâmetros necessários:

lista_id = ID da lista de contatos de destino

email = obrigatório

nome = obrigatório

Parâmetros:

{‘nome’: nome, ’email’: email, ‘extra’: {‘telefone’: fone, ‘site’: site }, ‘lista_id’: lista_id}

Extra: recebe um objeto JSON dom dados extras que podem ser capturados. { item, item }

Além da possibilidade de fazer captura de leads via API com integração de formulários no seu site, na plataforma TadTarget, você encontra várias formas de personalizar suas campanhas de marketing digital. 

Desde pop ups para captura de leads 100% customizados até banners e vitrines inteligentes para personalizar as páginas do seu Ecommerce.

Através do seu  feedback podemos sempre melhorar nossos serviços e recursos, além de saber se você gostou do nosso conteúdo.

Deixe seu comentário!

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.