Nesse artigo vamos discutir a questão “Comprar leads vale a pena?”. Saiba aqui pelo Blog como gerar leads evitando altos gastos. 

Mas primeiro, podemos retomar algumas questões pertinentes a essa discussão que podem ajudar você a compreender o que são leads e qual sua importância para o marketing digital estratégico.

Lead – O que são leads e sua importância no marketing digital

Lead é como os profissionais de marketing nomeiam aquele cliente em potencial. Assim sendo, lead é algum visitante que ao entrar no seu site ou loja virtual se interessou pelo seu negócio.

A partir do momento que este visitante deixou seu contato, via formulário no site ou por email, você já capturou esse lead.

Captura de lead?

Sim.

Esse é o termo utilizado pelos especialistas em marketing quando se referem que você conquistou um lead.

Você já deve ter percebido que um lead não é um cliente. E está correto, a existência do termo vem para elucidar justamente essa diferença.

Se você se utiliza de alguma estratégia de marketing, por exemplo um funil de vendas, já reparou que leads são aqueles que estão nos momentos do topo e meio de funil. 

Apenas quando ele chegar no fundo do funil de vendas, ou seja efetuando a compra, que você pode considerar que transformou aquele lead em cliente. 

Comprar leads vale a pena? Funil de vendas

Comprar leads vale a pena?

Essa questão é mais pertinente da nossa discussão aqui. Essa foi e ainda é uma prática comum entre Ecommerces e sites.

A pessoa precisa atrair contatos para sua loja virtual, por exemplo, para obter uma lista de contatos e disparar emails apresentando seus produtos ou serviços.

Então ela decide comprar uma lista de contatos para fazer isso.

Você acha que daria certo investir nisso?

Voltando ao nosso momento introdutório desse conteúdo, e pensando juntos o que seria um lead, qual é o elemento que falta se pensarmos que os leads foram comprados?

Falta justamente o interesse pela sua empresa ou startup, pelo seu produto. 

Ora se um lead é um cliente em potencial justamente porque ele visitou seu site, se interessou e de alguma maneira deixou seu contato, se você estiver comprando leads você estaria pulando essa parte importante.

O que pode acontecer nesse caso é que esse leads materializam um grande número de contatos que não estão necessariamente interessados no seu negócio.

Portanto, você tem menores chances de fazer esses leads caminharem pelo seu funil de vendas.

É preciso entender que esse é um momento importante para sua estratégia como um todo.

Captura de leads e estratégias de marketing digital

Atrair leads é um primeiro momento dentro de uma estratégia de marketing digital. Justamente por ser um primeiro momento que pode ser tão importante.

É a primeira vez que aquele visitante demonstrou gostar do que você está oferecendo no seu site.

Por isso é o começo de todo um processo que vai converter esse visitante em cliente.

Você pode se utilizar de uma estratégia de funil de conversão ou vendas, ou então estar focado na jornada do consumidor. 

Independente da estratégia a primeira aproximação com sua marca de um visitante e sempre muito importante. 

Voltando na ideia de funil, depois de atrair um lead para o seu negócio você ainda terá que pensar ações de marketing que vão nutrir esses leads e qualificá-los para a venda.

Quando se compra leads você está dando mais atenção a quantidade do que a qualidade dos mesmos.

Você deixa de focar na geração e criação de um marketing de conteúdo. E é através de um bom trabalho de marketing de conteúdo que você vai realmente engajar esses clientes em potencial.

Não estamos afirmando que se você comprar leads, você não vai conseguir nenhum cliente nesse processo. Isso pode acontecer.

O que estamos enfatizando é que você está investindo em quantidade de leads e não na criação de conteúdos que podem reter mais clientes, estabelecer uma conexão de sua marca com eles.

Como gerar leads evitando altos gastos

O que nos move a pensar que a compra de leads não vale a pena é justamente a seriedade que temos em trabalhar um estratégia de marketing digital, do começo ao fim.

Existem muitas ferramentas para captura de leads que vão facilitar esse processo de atrair visitantes e conseguir seu contato.

Ferramentas para capturar leads como janelas de pop up podem ser um recurso que te auxilie nessa primeira etapa.

Landing pages voltadas para oferecer um serviço ou produto de sua loja virtual também são úteis quando você quer atrair leads.

Otimize o conteúdo para que os mecanismos de busca possam ranquear bem sua página.

E também você pode criar um formulário nativo de sua página e integrar esse formulário com a ferramenta de marketing digital que você utiliza.

Por exemplo, como a TadTarget faz com a landing page que oferece nossos serviços de marketing digital:

Comprar leads vale a pena?  Landing page

No nosso Blog você pode saber mais sobre isso acessando o conteúdo Captura de leads via API – Integração de formulários no seu site.

Essas são medidas que você deve pensar para evitar altos gastos na geração de leads. Utilizar ferramentas adequadas que automatizam e integram recursos é essencial para manter sua estratégia em dia.

Em poucas palavras, respondendo a pergunta Comprar leads vale a pena? 

Não.

O que vale a pena é manter uma estratégia que coloque a captura de leads como passo inicial de um todo. 

Pense estrategicamente, estabeleça metas para sua estratégia e faça uso de recursos que te auxiliarão nesse processo.

Essa é uma boa forma de alcançar os objetivos de seu Ecommerce ou site.

A partir de uma estratégia que vai levar um visitante a ser um lead, qualificar esse lead para que enfim ele se torne um cliente que você consiga reter e manter uma boa relação.

Fique por dentro das dicas do nosso Blog TadTarget! 

E deixe seu comentário no fim do texto para sabermos se este conteúdo foi importante para enriquecer seus conhecimentos em marketing digital.

Escreva um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.