Esse artigo se dedica a fazer considerações sobre como evitar altas taxas de rejeição no email marketing.

Em postagens anteriores discutimos outros aspectos, também relevantes, sobre email marketing e automação de email marketing.

No mundo do marketing digital uma questão que sempre devemos nos atentar são as métricas que escolhemos para acompanhar o sucesso de uma estratégia e de campanhas que geram resultados.

Como evitar altas taxas de rejeição

A taxa de rejeição é uma métrica importante nesse sentido. E quando o assunto é email marketing uma métrica que se observa é do número de emails devolvidos ao remetente.

Abaixo, na imagem, podemos observar algumas métricas que também devem ser acompanhadas, como taxas de conversão no checkout:

Evitar altas taxas de bouce. Métricas.

Atenção!

O bounce rate ainda é a taxa de saída dos clientes que clicaram no email marketing e foram de fato direcionados ao site.

A taxa que mede se os emails voltaram estão entre as taxas de bounces que se difere do Bounce Rate.

Assim sendo, o bounce de email pode conter emails devolvidos, emails inválidos, emails com problemas.

Aqui, como comentado anteriormente, vamos falar sobre questões importantes para compreender como evitar altas taxas de rejeição no email marketing.

Pelo menos 3 fatores podem ser de perto observados quando queremos tomar esse cuidado. Elencamos, portanto, o que consideramos os fatores fundamentais para não ter emails rejeitados.

1) Leve os conteúdos certos para as pessoas certas

Como evitar altas taxas de rejeição

Utilize bem das suas listas de email. Esses banco de dados sobre seus usuários tem que estar organizado e você deve se certificar de que essas pessoas estão ali porque realmente gostariam de receber seus emails.

Você certamente conseguirá novos leads para suas listas se trabalhar conteúdos relevantes. Além disso a forma como apresentar esses conteúdos também tem um peso.

Conteúdos criativos devem ser passado de uma forma também criativa e lúdica. Bons call-to-action nos seus emails também podem levar seus usuários para o momento mais relevante do seu funil de conversão, a venda.

Seus leads devem integrar suas listas de email de forma consentida. Por isso utilize boas ferramentas de captura de leads.

Seu recurso para capturar leads deve apresentar um bom formulário de inscrição, de maneira a deixar claro que o visitante, ao preencher com seus dados, estará concordando em receber seus conteúdos.

Você pode até já de antemão especificar que conteúdos serão esses, por exemplo, serão emails com ofertas? Ou emails para divulgar novos conteúdos?

Use de variados canais para apresentar esses formulários. Uma página de sua empresa ou e-commerce que seja atrativa e dê boas informações ou trabalhar com dicas pelas redes sociais que podem engajar os visitantes.

Lembre-se que se o visitante já está no seu site, acompanha seu canal no Youtube ou se engaja nas postagens que você faz nas suas redes, ele já está por dentro do que você pode oferecer pra ele. Já existe ai um interesse.

Explore esse interesse!

2) Atualize suas listas de email sempre que necessário

Como evitar taxas de rejeição

Manter uma lista de emails constantemente atualizada é outra questão importante para evitar o crescimento das taxas de rejeição.

Você pode sempre separar um parágrafo no final do seu texto pedindo para que as pessoas atualizem seus dados clicando em links que as direcionem para essa atualização, por exemplo.

É importante ter um periodicidade para você limpar essas listas e pensar formas de manter esses leads sempre atualizados.

Dica: Remover email Bounces e Spans!

Ao se preocupar com isso, você está garantindo que seus usuários estão fazendo parte de uma lista porque realmente querem receber suas mensagens. E isso obviamente evita enviar emails para quem pode cancelar a inscrição.

Limpar suas listas é imprescindível pois você não terá entre seus usuário emails inválidos.

Isso é imprescindível quando se pensa em como evitar taxas de de rejeição no email marketing.

3) Garanta a entregabilidade e campanhas bem planejadas

Evitar taxas de rejeição

Se um visitante te deixou seus dados, ele quer receber os emails. Por isso, utilizar recursos eficientes de automação de email é fundamental para garantir entregabilidade.

Leve em consideração o processo de envolvimento do seu visitante com sua marca, sempre inclua emails de boas-vindas e não demora mais de 2 dias para enviar seu primeiro email.

Pense em campanhas que considerem em seu planejamento esse processo dos usuário de relação com sua marca.

Crie pautas para os conteúdos e encaixe estes num cronograma.

Ao utilizar uma boa ferramenta para automação de email marketing fica muito mais simples garantir que esses conteúdos serão programados.

Assim, serão enviados para as pessoas certas considerando em que etapa de um funil de vendas, por exemplo, seu lead está.

Essas dicas são importantes para mostrar que você trabalha seu email marketing com consistência.

E ter consistência, tanto na escolha dos conteúdos quanto na entregabilidade de seus emails são fatores importante para diminuir suas taxas de rejeição,

A TadTarget disponibiliza entre seus recursos a possibilidade de automação de email marketing.

Através da nossa plataforma de marketing digital você pode disparar emails, criar campanhas, administrar suas listas de email com a certeza de uma boa entregabilidade e a possibilidade de segmentar seus públicos.

Conheça nossos planos no site TadTarget e também acompanhe nossas dicas nas redes sociais!

Escreva um comentário