Existe uma razão para tratarmos da questão de leads qualificados através da personalização de páginas para atrair mais vendas.

A questão é que a customização de páginas e a partir da segmentação de audiências faz com que seus clientes se sintam mais acolhidos na sua loja virtual.

Essa é uma forma de se mostrar mais atento às suas demandas, criando assim um relacionamento mais duradouro. 

A questão da personalização de conteúdos é um tema importante para os grandes da internet. Podemos citar aqui Facebook, Youtube, Twitch, Amazon.

Você deve ter percebido que esse tema perpassa desde as redes sociais, email marketing e também a personalização de landing pages em lojas virtuais, com banners customizados e vitrines inteligentes.

Esse é o motivo para darmos atenção especial a este tópico. Ele é uma febre da internet nos últimos anos.

E como se trabalha com a personalização de conteúdos? 

A partir da identificação do perfil de usuários.

Por exemplo,  se você tem uma loja virtual, através da conexão do seu site com instrumentos como o Google Analytics, você pode colher dados que vão desde idade, gênero da sua audiência até os interesses destes no mundo virtual.

Isso é o que conhecemos por Big Data, extrair uma grande quantidade de informações do histórico do usuário e organizá-las para serem utilizadas por um modelo de dados ou análise.

Google Analytics - Big Data

Além disso, você pode trabalhar todo o funil de vendas no seu Ecommerce.

Instale uma ferramenta de captura de leads para começar a gerar contatos. Escolha uma ferramenta que te possibilita segmentar seu público, mesmo que só com dados demográficos a princípio. 

A criação de listas também é importante. A partir de listas de email você pode pensar campanhas de email marketing

A questão é ir guiando seus leads até o fundo do funil, ou seja, no momento de aquisição daquele cliente que comprou na sua loja.

Ter esse pensamento estratégico com o marketing digital é fundamental para conseguir resultados. 

O essencial é ter um foco e pensar na estratégia como um todo que engloba várias táticas que acompanham a jornada de compras dos clientes. 

Resumindo, desde técnicas para atrair leads até a aquisição de clientes você deve estipular um público-alvo e trabalhar com um só foco dentro dessa campanha.

Personalização de conteúdos na Captura de leads

Um Ecommerce de cosméticos, por exemplo, provavelmente deve ter um público majoritariamente feminino.

Não é uma regra, homens também usam cosméticos, mas o Google Analytics conectado a sua loja está apontando que 78% de suas visitas são de mulheres. 

Portanto, pense em formas de trabalhar conteúdos que são do interesse de mulheres.

Isso vai desde o design até o tipo de mensagem que vai escolher para esse público. 

Na imagem abaixo você percebe esse cuidado:

Personalizar Captura de Leads

O instrumento de captura de leads, no caso um pop up personalizado, está trabalhando dentro dessa lógica.

A escolha das cores, da imagem que identifica com o público da loja e uma oferta que estimula a compra dentro do site. 

Também um call to action forte ajuda na hora de atrair o lead. 

Veja que essa ferramenta já permite uma primeira segmentação com base no gênero do lead que está deixando seu contato.

Essa é uma primeira parte.

Personalizar Email Marketing

Se você atraiu o lead e conseguiu seu contato, sua loja deve ter uma resposta automática via email que dê pelo menos boas vindas aquele lead.

A partir daí, começamos a trabalhar as outras técnicas que envolvem o marketing digital. 

Personalização da experiência Email Marketing

A automação de email marketing é uma delas. Muito importante na hora de nutrir seus leads e qualificá-los para as vendas. 

Na imagem abaixo, um email do mesmo ecommerce que utilizamos para falar da captura de leads.

Personalizar Emails

Perceba como se mantém uma identidade visual. E também o momento que este cliente está no funil de vendas.

Se está recebendo um email desse tipo com ofertas e call to action que levam a compra, é sinal que este já é um lead qualificado.

Você pode saber mais sobre nutrição de leads com email marketing neste outro artigo do nosso Blog: 

Voltando agora ao nosso foco aqui rs. 

Estávamos falando de leads qualificados e a questão da personalização de páginas.

Por que leads qualificados? 

Porque se estamos pensando toda uma estratégia que envolve um funil de vendas ou a jornada de compra de clientes, é preciso conhecer técnicas e ferramentas que possibilitam reconhecer em que momento seu cliente está para levar a ele a mensagem certa.

A personalização de páginas é melhor aproveitada nessa etapa, pois você consegue identificar perfis dos seus usuários com maior precisão quando eles já estão envolvidos com o seu negócio. 

Portanto, já estão nutridos e qualificados para efetuar a compra. 

Leads Qualificados e Personalização da Página

Leads qualificados e personalização de páginas

A personalização de páginas, mantendo nosso exemplo do Ecommerce de produtos de beleza, pode ser trabalhada a partir de recursos como banners e vitrines inteligentes. 

Os instrumentos de busca é que vão ditar o ritmo desta empreitada. Principalmente o Google, pois é sabido 85% das buscas pela internet são feitas através deste mecanismo.

Ao buscar produtos para compra, o mecanismo de busca que você está utilizando está coletando seus dados e montando assim um perfil seu como usuário.

Pensando que o cliente X abriu seu navegador e fez uma busca com as seguintes palavras-chave: “comprar shampoo cabelos cacheados”.

Lá nos resultados de sua busca, tal cliente encontrou o “Meu Salão”. 

Ao abrir a página, se deparou com o produto que estava procurando e gostou também dos outros produtos que encontrou na loja virtual.

Mas ainda não fechou uma compra, porém, antes de fechar o navegador, um popup com intenção de saída fez voltar a atenção daquele cliente para aquela loja. 

Podemos supor que este cliente ainda não quis efetuar a compra pois quer pesquisar mais preços pela internet. 

Mas como ele gostou da loja e das ofertas, ele decide preencher o formulário daquela popup. 

Por sua vez, o “Meu Salão” captura mais um lead, que esteve disposto a deixar seu email para contatos posteriores com aquela loja. 

Este leads quer receber mais informações e conteúdos sobre o que a loja pode lhe oferecer.

Ao receber o contato daquele lead, a loja passa a se relacionar com ele via email marketing e isso faz com que o lead volte a visitar seu site.

Todas essas informações que o lead recebeu via email o nutriu com mensagens relevantes e o qualificou para transformá-lo num cliente. 

Leads qualificados geralmente trazem melhores resultados para suas vendas, porque você converteu aquele cliente e o educou para comprar.

Ele sabe o que está comprando e isso faz com que você aumente as chances de reter este cliente, dando continuidade no relacionamento com ele. 

Além de alimentar e nutrir seu lead, suas visitas ao seu site lhe rendeu uma boa coleta de dados sobre os seus interesses.

Então, agora é possível trabalhar em cima da personalização da página segundo o perfil identificado do seu usuário. 

Um recurso interessante para este momento são os banners inteligentes ou banner de perfil.

Aqui na TadTarget, temos um recurso que combina análise de dados do perfil do usuário e conteúdos dinâmicos. 

Assim você pode mostrar para cada visitante ofertas customizadas. Através dessa ferramenta você leva mensagens diferentes para pessoas diferentes. 

Abaixo você, um exemplo desse recurso em nossa página de ofertas.

Leads qualificados e personalização de páginas

Se reparar, existe um parâmetro URL criado que permite a personalização da página mostrando um banner que terá conteúdo que interessa para quem está acessando a página.

Ao criar esse parâmetro, no nosso caso o kw={keyword}, você poderá interagir com campanhas de anúncio e email marketing, do Google Ads, por exemplo.

Com o uso de Big Data e Machine Learning, você personaliza a experiência segundo o perfil do usuário de sua loja.

Assim, levando em conta todos seus esforços para garantir resultados dentro de sua estratégia de marketing digital, você terá leads qualificados que ao se deparar com uma página personalizada serão fortemente atraídos a efetuar a compra.

Por isso, achamos que ao obter leads qualificados a personalização de páginas é uma das melhores formas de atrair mais vendas para sua loja.

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre leads qualificados e personalização de páginas ou tem alguma dúvida, deixe seu comentário. 

O seu feedback é muito importante para a TadTarget!

Escreva um comentário